Pureza

Uma aparência límpida, sem nenhum particulado em suspensão, mesmo depois de um agito na garrafa dos destilados, em geral é um indicador de fácil percepção, mesmo para os apreciadores da “branquinha” menos exigentes. Estas partículas revelam um processo de produção com pouco rigor de qualidade quanto a higiene e pureza.

Importante não confundir cor com limpidez.  Umburana, jequitibá, ipê, tapinhoã, bálsamo, carvalho americano ou carvalho francês são algumas das variedades de madeira empregadas no envelhecimento da cachaça. Cachaça amarelinha, em diversas intensidades, é apenas sinal de que a “marvada” foi envelhecida ou aprimorada em cheiro e sabor por mais ou menos tempo quando estocada controladamente em recipientes feitos com estas madeiras ou outras.

O inconfundível e marcante aspecto brilhante da boa cachaça é o resultado dos reflexos intensos na cachaça das suas características de limpidez, viscosidade e transparência. O brilho por si só não garante que a cachaça seja perfeita, mas esse aspecto da aparência está sempre presente em todas as boas marcas.

Em resumo, a cachaça não pode estar nem turva nem esbranquiçada, nem conter qualquer tipo de impureza. Cachaça boa é sempre translúcida. Se estiver turva, isso pode indicar problemas de produção no alambique. A bebida tem que ser sempre cristalina, seja com ou sem madeira. Tons mais ou menos intensos de castanho, amarelo e alaranjado são algumas das cores de compostos contidos nas madeiras, os quais são solubilizados pela cachaça.

cachaça sendo servida em copos típicos

cachaça sendo vertida em um copo do tipo americano mini.

Foto: Vix

Rastro

Depois de girar o copo lentamente um rastro é deixado pela cachaça que ao escorrer ganha a forma de “lágrima” ou “rosário”, este é um indicador, fundamental, de qualidade. Para este teste é importante ser usado copo transparente. Eles permitem fácil verificação desta caraterística além de facilitar o apreciar do elemento cor.

Se você quiser fazer uma avaliação mais cuidadosa entre amigos desta e outras propriedades da boa cachaça, os renomados cachacier sugerem o uso das taças ISO, próprias para degustação e que ‘prendem’ o aroma das bebidas. “É preciso servi-la cerca de 15 minutos antes de degustar, para que a sensação alcoólica se dissipe. Não se prenda, os copinhos americanos tipo shot, ou o modelo ‘martelinho’, usado para a tequila, são mais do que indicados para apreciar a cachaça pura.

“Uma boa cachaça é como um bom sorriso, sempre tem que escorrer uma lágrima”

copo de cachaça com rastro típico de uma cachaça boa

Cachaça boa escorre em lágrimas (glicerol ou propanotriol) após balanço do copo

Foto: Jordan Moura

Aroma

É uma outra característica importante para saber se a cachaça é boa. O aroma é um dos atrativos de uma boa cachaça, e um dos primeiros itens que se deve observar. A fragrância da aguardente deve ser agradável, levemente adocicada e frutada afirma o cachacier Mauricio Maia. Sinta o cheiro, respirando os voláteis da bebida.  A cachaça não pode ser agressiva, mesmo com teor alcoólico mais elevado, não pode arder as vias respiratórias e nem fazer lacrimejar.

Se exalar cheiro de acetona ou vinagre, fuja! Afirma o cachacier Leandro Fias. Uma bebida de qualidade não pode ter cheiro de acetona, borracha, tinta, verniz, muito menos de ovo podre ou vinagre, pois indicam uma produção malfeita, ou na fermentação, ou na destilação ou no envelhecimento. O ideal é sentir aromas agradáveis logo que se abre a garrafa, como o da própria cana-de-açúcar, frutados, florais, baunilha, canela… “Se sentir cheiro ruim, jogue fora”, recomenda o mesmo especialista.

Uma história curiosa, mas que confirma o potencial aromático da cachaça, deu origem a uma das mais recentes novidades do mercado da perfumaria. O responsável pelas fragrâncias é o apicultor e técnico agrícola Ciro Protta, do município de Tatuí, SP. Foram desenvolvidas duas fragrâncias masculinas e duas femininas. A cachaça envelhecida, além de dar um aroma diferenciado, age como fixador do perfume garante Protta, ela deu um toque amadeirado em fragrâncias exclusivas.

odor de uma boa cachaça pode ser essência de perfumes

O odor de uma cachaça boa é inquestionável

Foto: Canal Rural UOL

Sabor

Uma boa cachaça tem que ser saborosa sem ressalvas. Após cada pequeno gole devemos deixar a bebida na boca por alguns segundos amenizando assim a agressividade inicial do álcool, promovendo uma sensação agradável de calor e conforto quando ingerimos o precioso líquido.

O primeiro gole que se dá numa cachaça indica para o organismo que você está ingerindo uma bebida com alto teor alcoólico, o corpo sente aquele baque, mas se acostuma rápido, no segundo gole, comece a avaliação. Cachaça que queima na sua ingestão pode estar com alguma não conformidade no seu processo produtivo, não é adequada, afirma Leandro.

Uma boa cachaça tem que ser levemente ácida, não pode fazer a boca salivar excessivamente, como geralmente acontece com um suco de limão. É uma bebida forte, mas não precisa e não deve ser desagradável sua ingestão, seja do tipo prata, ouro, envelhecida, prêmio ou extra prêmio.

cachaça tem sabores ricos e variados

Cachaça com e sem madeira apresentam diversos sabores e assim uma larga possibilidade de harmonias com outros alimentos.

Foto: Berg Silva/Agência O Globo

 

Adão de Faria

 

Referências:  Cachacier Maurício Maia estadão e o cachacier Leandro dias e Mônica Imbuzeiro O Globo.

https://menudodia.blogosfera.uol.com.br/2017/05/24/fuja-do-cheiro-de-vinagre-5-formas-de-reconhecer-uma-cachaca-de-qualidade/.

https://menudodia.blogosfera.uol.com.br/2017/05/24/fuja-do-cheiro-de-vinagre-5-formas-de-reconhecer-uma-cachaca-de-qualidade/?cmpid=copiaecola)

https://menudodia.blogosfera.uol.com.br/2017/05/24/fuja-do-cheiro-de-vinagre-5-formas-de-reconhecer-uma-cachaca-de-qualidade/?cmpid=copiaecola

https://menudodia.blogosfera.uol.com.br/2017/05/24/fuja-do-cheiro-de-vinagre-5-formas-de-reconhecer-uma-cachaca-de-qualidade/.

 

 

 


Empório Cachaça Canela-de-ema

Loja virtual, e-commerce, da empresa Agronegócios Fazenda Lagoa Seca do Brasil LTDA que comercializa, no atacado e varejo, cachaça de qualidade produzida artesanalmente em alambique, além de produtos afins.

Olá!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
%d blogueiros gostam disto: