Alguns produtores de cachaça investem na produção de outras bebidas, como licor de cachaça, bebida mista e aguardente composta com a finalidade de aumentar seu portfólio e trazer inovação para as prateleiras. Serão descritos a seguir, conceitualmente, estas e outras bebidas similares. Genericamente, esta categoria de bebida pode ser classificada como como menos alcoólicas, mais doces e com aromas de especiarias e frutas, essas bebidas podem ser muito distintas e versáteis na hora do consumo.

Licor, conforme DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009 é a bebida, com graduação alcoólica de 15 a 54% em volume, a 20 °C, com um percentual de açúcar superior a 30 gramas por litro, elaborada com uma parte alcoólica e com uma parte não-alcoólica de origem vegetal ou animal. A parte alcoólica deverá ser constituída por um ou mais dos seguintes ingredientes: álcool etílico potável de origem agrícola, destilado alcoólico simples de origem agrícola ou bebida alcoólica. A parte não-alcoólica deverá ser constituída por um ou mais dos seguintes ingredientes: extrato ou substância de origem vegetal e extrato ou substância de origem animal.

Licor Seco é o licor preparada por meio de processo tecnológico adequado que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo, e que contenha mais de 30 e no máximo 100 gramas de açúcares por litro.

Licor Fino  ou licor doce é o licor preparada por meio de processo tecnológico adequado que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo, e que contenha mais de 100 e no máximo 350 gramas de açúcares por litro.

Licor Creme é o licor preparada por meio de processo tecnológico adequado que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo, e que contenha mais de 350 gramas de açúcares por litro.

Licor Escarchado ou licor cristalizado é o licor preparada por meio de processo tecnológico adequado que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo, saturada de açúcares parcialmente cristalizados.

Licor de Cachaça é uma variedade de licor bastante popular no Brasil. Estes tem a cachaça como o destilado base da mistura. A maioria destes licores são produzidos a partir da infusão de frutas e especiarias como jabuticaba, laranja, maracujá, chocolate, café com cachaça.

Licor de Ervas ou de Frutas ou outra denominação que caracteriza a bebida é o licor que contem por base mais de uma substância vegetal, desde que não haja predominância de nenhuma delas.

O licor é uma das bebidas mais antigas do mundo.  Receitas foram encontradas em túmulos egípcios e em pergaminhos da Grécia antiga, porém foi na Idade Média que os licores se desenvolveram como categoria, principalmente por causa dos monges, que eram os médicos desse período, e faziam diversas receitas de plantas e ervas medicinais em infusão com álcool. 

Bebida Alcoólica Mista ou coquetel ou cocktail, conforme DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009, é a bebida com graduação alcoólica de 0,5 a 54% em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela mistura de uma ou mais bebidas alcoólicas, ou álcool etílico potável de origem agrícola, ou destilados alcoólicos simples de origem agrícola com outras bebidas não alcoólicas, ou sucos de frutas, ou frutas maceradas, ou xarope de frutas, ou outras substâncias de origem vegetal ou animal, ou de ambas, permitidas em ato administrativo próprio. A adição de açúcar é opcional e pode ser gaseificada desde que possua a graduação alcoólica de até 15%.

Tem ainda os drinks, denominação ainda não regulamentada, não é qualquer bebida misturada com outro ingrediente. Na maioria das vezes, são compostos por apenas dois ingredientes: uma base e um complemento. Um drink não precisa ser alcoólico, parece até um tanto contraditório com o que ouvimos diariamente, imagine você ir ao bar com seus amigos e falar “vou pegar um drink”. Ao voltar à mesa chega com uma Coca-Cola e Gelo ou um Suco com Gelo. Acredite, ambos são Drinks!

Aguardente Composta, conforme DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009, é a bebida com graduação alcoólica de 38 a 54% em volume, a 20°C, resultante da adição na aguardente ou no destilado alcoólico simples de origem agrícola, de substâncias de origem vegetal ou animal.  A aguardente composta pode ter até 30g de sacarose por litro, o que a difere bastante do licor e da bebida mista.

Caipirinha, conforme DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009, é a bebida típica do Brasil, com graduação alcoólica de 15 a 36% em volume, a 20°C, elaborada com cachaça, limão e açúcar, podendo ser adicionada de água para padronização da graduação alcoólica e de aditivos.

Batida, conforme DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009, é a bebida alcoólica mista com graduação alcoólica de 15 a 36% em volume, a 20°C, obtido pela mistura de aguardente de cana, outras bebidas destiladas, destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar, álcool etílico potável de origem agrícola com sucos, polpas de frutas, ou outras substâncias de origem vegetal ou animal, permitidas em ato administrativo próprio, com no mínimo cinqüenta gramas de açúcares, por litro.

Batida uma bebida doce

Batida com cachaça e fruta

Aperitivo, conforme DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009, é a bebida com graduação alcoólica de 0,5 a 54% em volume, a 20°C, que contiver princípios amargos ou aromáticos, com características aperitivas ou estimulantes do apetite, obtidas a partir de extrato de um ou mais vegetais, ou parte dos mesmos. O aperitivo, cujo sabor seja predominantemente amargo, denominar-se-á Fernet, Bitter, amargo ou amaro; a ferroquina ou ferro quina é um aperitivo que possui teor mínimo de 120 mg de citrato de ferro amoniacal e 5 mg de quinino, expresso em sulfato de quinino, por 100 mg da bebida e outros.

aperitivo ou Bitter

Aperitivo Dom Blumenau

Estas bebidas na sua maioria são doces com misturas as mais diversas e criativas possíveis, possibilitando o consumidor experimentar sabores sem precedentes e com isso conquistando um público sensível, curioso e diverso, mas é importante salientar que o responsável técnico de cada fábrica ou alambique deve providenciar o registro adequado de cada produto seguindo os critérios legais do MAPA.

Adão De Faria, Eduardo F. Junqueira e Felipe de faria

Empório Cachaça canela-de-ema


Adao Faria

Sócio fundador e administrador juntamente com Eduardo F. Junqueira da Agronegócios Fazenda Lagoa Seca do Brasil LTDA de Itumbiara Goiás. Empresa fundadora e proprietária da loja Online Empório Cachaça canela-de-ema. E-commerce especializado em vendas a varejo e atacado de cachaça artesanal, orgânica e afins. Todos os produtos são devidamente escolhidos com base nos melhores resultados dos testes de qualidade conforme critérios do MAPA.

Olá!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
%d blogueiros gostam disto: