Os queijos originários da serra da Canastra do tipo Casca Lavada são queijos que sofrem um processo de cura ou maturação em condições ideais de temperatura e umidade. Devido a esse processo de maturação, por ser um queijo vivo, esse queijo exige alguns cuidados quando estão em sua casa, longe do ambiente ideal em que foi feito. Mostraremos aqui algumas dicas de como conservar seu queijo de Casca Lavada.

queijo canastra Casca Lavada

Queijo Canastra maturado do tipo Casca Lavada

Quando você recebe o seu Queijo

Retirar imediatamente da embalagem e colocar sobre uma tábua de madeira ou mesmo um prato de louça, cerâmica ou vidro, cobrir com um pano bem fino para evitar insetos, ou tem ainda a opção de colocar em uma queijeira adequada. Caso seu queijo apresente na superfície soro ou mesmo manteiga, seu queijo não está estragado, lave o em água corrente e imediatamente o enxague com papel toalha.

Quando você deseja interromper o processo de maturação

Depois de desembalado e sem presença de soro ou manteiga, embrulhar o queijo em um filme plástico e levar o mesmo para geladeira, podendo assim ser consumido por até um mês, mas sempre que for consumida partes dele, voltar imediatamente com o restante embrulhado em filme plástico para geladeira. Em caso de consumo total ou parcial do queijo, o ideal é deixar o mesmo pelo menos 30 minutos fora da geladeira, antes do consumo, para que volte a temperatura ambiente e restabeleça toda sua textura e aroma natural.

Quando você deseja continuar o processo de maturação do seu Queijo

Neste caso o queijo deve ficar fora da geladeira, mas para facilitar o reinício de uma maturação homogênea, lavar o queijo com água correte e secar bem com um papel toalha ou similar, em seguida coloque o queijo sobre uma tábua própria para curar queijos, uma queijeira, ou mesmo um prato de louça, vidro ou cerâmica, em local arejado e fresco, cubra com um pano fino ou tela de proteção, e vire o queijo a cada 24 horas.

Quanto maior for o tempo de cura do queijo mais consistente ele ficará, mais intenso ficará seu sabor e levemente adocicado. Se o queijo apresentar mofo em sua casca, não se preocupe, é natural, se deseja remover, basta lavar em água corrente e, se necessário, raspar com a faca para remover o mofo da casca, mas em seguida enxugar com papel toalha. Nunca armazene seu queijo em pé, de lado ou com algo em cima dele.

Outras dicas: Um queijo deve ser picante ao final; se ele é picante logo no início da sua aquisição é porque está perdendo qualidade, as gorduras do queijo se oxidaram demais;  O interessante é servir sempre seu queijo Canastra com a casca, ela informa com mais precisão a qualidade do queijo, conforme o preparador e degustador de queijos José Luis Martín de Madri.

Texto: Adão Vieira de Faria

Revisão: Felipe Jorge


Empório Cachaça Canela-de-ema

Loja virtual, e-commerce, da empresa Agronegócios Fazenda Lagoa Seca do Brasil LTDA que comercializa, no atacado e varejo, cachaça artesanal, orgânica e produtos afins. Todos os produtos são devidamente escolhidos com base nos melhores resultados dos testes de qualidade conforme critérios do MAPA.

Olá!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
%d blogueiros gostam disto: