O alambique Cachaça Canela-de-Ema, da Agronegócios Fazenda lagoa Seca, teve o início de sua construção em Julho de 2019, com o pedreiro e construtor Ademar Ribeiro e mais dois colaboradores, Paulo e Wagner sob a supervisão do Engenheiro e calculista, especialista em alvenaria estrutural, Fernando. O projeto arquitetônico foi assinado pela arquiteta Glaucia.
A opção pela alvenaria estrutural implicava no aterramento do local escolhido que tinha um declive próximo de 15 graus, o que levou a um serviço de terraplenagem de 8 dias consecutivos, a empresa responsável foi a Transvaninho de Itumbiara Go, sendo que foram colocados no local próximo de 600 caminhões de terra, toda retirada na própria propriedade. Foram 2.500 m2 de área aterrada pronta para receber o radier de concreto armado de 10 cm sobre o qual seria levantada a construção para abrigar o alambique com uma área de 900 m2.
1 – A escolha da área para construção do Alambique Cachaça Canela-de-Ema – Agosto 2018
1 – 1 Preparação do solo com adubação verde para o plantio da cana-de-açúcar orgânica

Crotolária Janssen adubação verde para lavoura orgânica
1 – 2 A escolha do Local para construção do alambique e a lavoura de cana-de-açúcar orgânica
1 – 3 As lavouras de cana-de-açúcar Convencional e Orgânica do Alambique
2 – Terraplenagem de 2.500 m2 – Abril 2019
3 – Construção do Alambique – 2019 a 2020
4 – As instalações do Alambique cachaça Canela-de-ema – Maio 2020 – Maio 2021
4 – 1 Instalações da linha de destilação
- Moenda
- Dornas de Preparo do Caldo
- Dornas de fermentação
- Destilaria
- Caldeira
4 – 2 Instalação da linha de Envase
- Laboratório de análise da cachaça
- Lava Garrafas
- Lava Garrafas
- Sala de Envase
- Sala de rotulagem
- Armazém Toneis de Inox
- Passa garrafas envase para rotulagem
- passa garrafas lava garrafas para envase
- Sala de estoque de garrafas
5 – O Alambique concluído e aprovado pelo MAPA GO – 2021
6 – Registo do MAPA – 2021
Depois de cumprir todos o requisitos exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO/GO, o alambique Cachaça Canela-de-ema recebeu no dia 27/05 seu CERTIFICADO DE REGISTRO DE ESTABELECIMENTO que Certifica que o alambique está devidamente Certificado de Registro Estabelecimento registrado neste Ministério sob o Nº.: GO 001269-6 como produtor e engarrafador de Aguardente de cana-de-açúcar e cachaça.
7 – Certificado de Registro dos primeiros produtos – 2021
O alambique comercializará seu destilado, a granel ou engarrafado, no atacado e no varejo. De imediato três produtos devidamente certificados, a Cachaça Canela-de-ema Prata, a Ouro e a Aguardente de Cana Prata e a Ouro, estarão disponíveis para venda em nosso e-commerce Empório Cachaça Canela-de-Ema, em breve e em vários outros tantos locais por todo Brasil e exterior. E o que você queria saber sobre cachaça e tinha medo de perguntar está em nosso BLOG Cachaça Canela-de-Ema.
8 – O Rótulo Inteligente com uso de QR-code
O rótulo inteligente da cachaça Canela-de-ema mostrado abaixo terá no seu contrarrótulo 3 links, o primeiro a recepção com o diretor de vendas Felipe G. J. Faria, o segundo a loja virtual e o terceiro e último os conteúdos do blog, tudo com apenas um click depois de apontar sua câmera para cada um dos QR-code.

Rótulo da cachaça canela-de-ema cachaça convencional
1 comentário
Cinco passos para a construção de um Alambique - Case Cachaça Canela-de-ema - Blog Cachaça Canela-de-ema · 05/12/2021 às 12:21
[…] me compartilhar com você leitor os pontos determinantes que encontrei na implantação do nosso alambique Cachaça Canela-de-ema, na esperança de alertá-lo, se sonha em ter um equipamento deste para produção de sua cachaça, […]