A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo. Ou seja, o potencial de exportação da bebida é muito grande. 

No ano de 2018, a Cachaça foi exportada para 77 países, com mais de 50 empresas exportadoras, gerando receita de US$ 15,61 milhões (8,41 milhões de litros). Esses números representam um decréscimo de 1,24% em valor e de 3,80% em volume, em comparação a 2017. Em 2018, os principais países de destino em valor foram: Estados Unidos, Alemanha, Paraguai, Portugal e Itália.

A Alemanha, foi durante algum tempo, o país que mais importou cachaça brasileira. O país consumia quase um terço da cachaça exportada pelo Brasil. Apesar de serem mundialmente conhecidos pelo gosto pela cerveja, os alemães também não dispensam uma boa dose de cachaça. São cerca de três milhões de litros consumidor por ano! Porém, existem algumas diferenças. Se por aqui a cachaça é vendida adoçada, a cachaça exportada para a Alemanha não recebe adição de açúcar, porque, tradicionalmente, o consumidor alemão prefere bebidas menos doce.

Mas vemos em 2018 e em 2017 um cenário diferente nas exportações de cachaça, sendo o Paraguai em 2017 e os Estados Unidos em 2018 os países que mais importaram nossa tradicional bebida.

Dentro do nosso pais, Minas Gerais é o estado com o maior número de estabelecimentos produtores de cachaça e aguardente de cana no Brasil e o que tem o maior número de produtos registrados, segundo o último Anuário da Cachaça, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O segundo maior produtor é São Paulo

Em relação a estados exportadores Minas não lidera o segmento, é o sétimo estado. Neste caso, a liderança fica com São Paulo.

Em quantidade exportada, os cinco principais estados exportadores foram em 2018: São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Ceará.

Dentre os estados brasileiros que mais consomem cachaça, Minas gerais também não está entre o cinco maiores. Os 5 maiores consumidores são: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Paraiba.

Para mais detalhes sobre os números da cachaça ver este link

Fonte: https://exame.abril.com.br/economia/alemanha-e-a-maior-consumidora-de-cachaca-do-brasil/

 

Por: Felipe G. J. de Faria, Adão V. de Faria e Eduardo F Junqueira

 

 

 

 

 

 

 


Felipe G. J. de Faria

Diretor comercial do e-commerce Empório Cachaça Canela-de-ema, Graduado em Filosofia, preocupado com a preservação da natureza, em especial do bioma cerrado, que vivenciou desde a infância, nas visitas que fazia à Fazenda Lagoa Seca em Itumbiara, GO, onde está em construção o alambique da família “Agronegócios Fazenda Lagoa Seca do Brasil LTDA” que produzirá em breve a “Cachaça Canela-de-ema.

0 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPortuguês do Brasil

Descubra mais sobre Blog Cachaça Canela-de-ema

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

continue lendo